Ao iniciarmos o mês Mariano, meditemos sobre aquela que trouxe à luz o Evangelizador.
Evangelizar é levar Jesus e Sua Palavra a todos os lugares e pessoas. E como Maria fez isso?
Ela iniciou sua missão evangelizadora no momento do seu Fiat, na sua adesão ao projeto evangelizador de Deus. Quando disse: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38), ela aceitou que o Verbo se tornasse Homem e viesse ao mundo por meio dela. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1).
Maria foi o instrumento, o meio pelo qual o Verbo de Deus, a Sua Palavra estivesse no meio de nós.
Ela, com seu amor maternal, trouxe à luz o Evangelizador e alimentou-O assim como está escrito: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram” (Lc 11,27). Essa alegria da bem-aventurança, Maria compartilha com todos aqueles que ouvem e colocam em prática a Palavra de Deus.
Jesus poderia ter vindo ao mundo por si só, mas quis partilhar nossa humanidade, e esse era o início do seu Amor e da sua missão: viver como Homem e com as mesmas limitações humanas, pois assim seria mais fácil o homem se aproximar e fazer Dele o exemplo a ser seguido.
Maria sofreu as dores do parto preditas pelo próprio Deus a todas as mulheres: “…darás à luz com dores…” (Gn 3,16) e Jesus veio ao mundo como todos nós.
Se Ele fosse somente Deus, como poderíamos fazer uma relação do nosso sofrimento com o de Deus? Como saber se seria possível suportar e vencer o mal? Como aprenderíamos o amor verdadeiramente fraterno?
Conhecer Jesus é conhecer a Deus, e foi para isso que Ele veio ao mundo, para se revelar aos homens. Segundo o Catecismo (460): ‘como Verbo se fez Homem e como Filho de Deus, Filho do Homem, para que o Homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne Filho de Deus’.
E Maria amou Seu Filho desde o momento da anunciação, e a partir de então, iniciou sua missão de evangelizar. ‘É deste conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-Lo, de evangelizar e de levar outros ao sim da fé em Jesus Cristo’, segundo nos ensina o Catecismo (429). Como primeiro sacrário de Cristo, Maria ensina a gestar Jesus dentro do coração para que, conhecendo a Palavra de Deus intimamente, possa o homem anunciá-Lo ao mundo, como fizeram os Apóstolos e os primeiros cristãos e faz a Santa Igreja desde os primórdios.
Foi por meio de Maria que Jesus foi anunciado ao mundo. Ela foi testemunho de vida pela sua entrega, pelo seu Fiat.
Agora, Ela conta com todos nós, com todos os catequistas, com os pais e com todo o povo de Deus para continuarmos o seu Sim, procurando ocasiões para anunciar Cristo pela palavra e no testemunho da vida cotidiana.