Todo principio de uma liderança parte de Jesus, se fez escravo para demonstra de como devemos nos portar sermos Servos, se fazer servo. Fomos chamados para fazer o Serviço de Deus, ser na integra carismáticos, precisamos desgastar mais nossas vidas para Jesus.
Em sua fala vera começou definindo que líder é responsável por conquistar as pessoas, levando sua mente, espírito, qualidade para que os outros sejam direcionados para o bem, que não somos apenas líderes ou qualquer líder, mas sim gerenciamos grupos de pessoas suas vidas e em muitas vezes suas ações. A liderança que o Senhor nos confiou, é uma graça especial, por isso temos que procurar não falhar com ele como nosso Mestre, pois nosso sustento vem D’Ele, é o Senhor que carrega conosco a cruz e nos conduz a sermos lideres seus.
A liderança tem uma mediação completa com um chamado profético, e se tratando de profetismo vem de toda vontade de Deus, criador e Senhor de todas as coisas, ele que é o sustento da vida do líder que o dirige todos os dias dentro de sua vontade.
Ela ainda colocou que o líder pode surgir de três maneiras: 1) por si mesmo, 2) pelo Grupo e 3) por algum superior.
Ressaltou quanto aos tipos de lideranças existentes:
– Autocrática, caracteriza-se por não consultar ou discutir com o grupo as ações ou atividades.
– Liberal, caracteriza aquela liderança sem muita expressão, que não age com a autoridade necessária para não desagradar a ninguém.
– Democrática, leva o grupo a um engajamento e a um crescimento maior, porque reconhece nos liderados companheirismo, trabalha a valorização dos mesmos, torna-se um agente de mudança e desenvolve a participação e colaboração.
É necessário que possamos ouvir o que o Senhor tem a nos falar, levar ao grupo que lideramos e deixar que o Senhor fale a mais irmãos do nosso meio, sem deixar que o Senhor fale à nós e nos de sua sabedoria nossa liderança fica vazia, sou um líder vazio que não tem em Deus o eixo que me faz liderar.
Vera pontuou que estar a serviço é espelhar-se em Jesus, ser obediente, buscar sabedoria e humildade, ter dele todas as direções, fazer com que sejamos instrumentos prontos para que a cada dia o Senhor nos molde segundo suas vontades, se perguntar e olhar para ver como está nosso chamado para sermos um líder D’Ele, não podemos olhar para traz, mas sim a frente guiados pelos desígnios do Senhor.
“Deus chama a cada um de nós, a isto nós chamamos de vocação. Este chamado não mudará nossa personalidade, mas fará brotar o que há de melhor em cada um de nós. Quando nos chama, Deus não extingue nossa função, pelo contrário, plenifica-a. Nós precisamos responder a Deus, em nossa liberdade. O Senhor não nos transforma sem nossa colaboração.”
Vera finalizou ressaltando que todo liderar terá provas em seu caminha, encontrará dificuldades, tristezas, desanimo, mas tendo a certeza que o Senhor é nosso “caminho, verdade e vida” ele fará acontecer em nós toda sua ação de vitória, nos revigorando todos os dias dando a cada um de nós a alegria de servir.
Materiais da formação disponível para Download abaixo.