A Renovação Carismática Católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão realizou no último domingo, 13 de fevereiro, o seu Encontro Diocesano de Formação (EDF 2022). O evento foi realizado na Paróquia Santa Rita de Cássia no Município de Marmeleiro.
Às 08:00h os participantes foram recepcionados para o credenciamento, os quais somaram aproximadamente 400 pessoas, entre elas servos dos Grupos de Oração da Diocese, membros do Conselho Diocesano e Conselho Estadual, além das equipes de serviço.
O encontro iniciou com a Santa Missa, presidida pelo Padre Vanderley Itcak da Paróquia em que o evento estava sendo sediado. Após, a secretária geral da RCC Paraná, Ivone Magnani Pasquali, representando o Presidente do Conselho Estadual, Miguel Machisnki Jr, deu início as formações com a pregação do tema do ano proposto pela RCC Brasil: “Aquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder”, cf. Ap 5, 13b.
Ivone deixou ensinamentos gloriosos durante sua fala, lembrou os participantes que o centro deve ser o Senhor e que todas as obras são Suas, por isso é necessário buscar a glória dEle e não buscar a própria glória.
O período matutino encerrou com Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na parte da tarde, os participantes contaram com a presença do Padre Vagner José Raitz que iniciou sua pregação falando sobre 16º Sínodo dos Bispos que tem como tema: “Por uma igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, com previsão de término para o ano de 2023.
Padre Vagner fez um questionamento: “como estamos no caminhar juntos? E como o Espírito Santo nos convida a caminhar?”. Ele ainda destacou que o Papa Francisco é como um farol de esperança, pois afirmou que é necessário escutar as pessoas além dos muros da Igreja. Assim também pediu para que o movimento da RCC abra seu coração e acolha essa caminhada sinodal. Finalizou sua fala suscitando uma reflexão aos participantes “queremos cuidar das cinzas ou do fogo do Espírito Santo?”.
O encontro seguiu com momentos de intercessão profética, atestando o poder da oração que existe em cada cristão, os quais se colocaram abertos à ação do Espírito Santo, em uma postura de escuta. “Invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras” cf. Jr 33, 3.
O EDF encerrou suas atividades com a presença do Coordenador Diocesano Anderson Zuconelli da Silva, que agradeceu a participação de todos e apresentou a equipe diocesana.
Fonte: Ministério de Comunicação Social – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão